sexta-feira, 8 de junho de 2012

Uma breve nota sobre os livros sobre palíndromos no Brasil

Palíndromo é um assunto extenso e extremamente rico de ramificações. A bibliografia sobre esse assunto em português é uma caso a parte. Só existe, até onde sei (e podem ter certeza cavuquei fundo neste assunto) quatro livros que falam de palíndromos em nossa língua. 

O primeiro caso  é o “Matemática Recreativa - 1° volume” Editora Saraiva, 1965, de ninguém menos que  Malba Tahan. Sim, ele era fanático pelo assunto e dedicou um capitulo inteiro de seu livro ao tema, também foi o primeiro a catalogar as palavras palíndromas em português, 231 no total. Ao todo, são 24 páginas falando sobre palíndromos. O texto é tão rico de informações que praticamente ofusca o resto todo do livro! Ok, o livro não é todo só sobre palíndromos mas merece um lugar especial nessa lista bibliográfica.
“O Livro dos palíndromos”, Edições Plaquette, 130 páginas, 1995 de Eno Teodoro Wenke é um caso a parte. Inicialmente, Wenke publicou  diversos livretos artesanais sobre palíndromos e mandou gratuitamente a seus colaboradores e leitores. Depois reuniu num só volume um estudo sobre o assunto e 3.652 frases palíndromas de sua autoria!!!! Wenke também reune palavras palíndromas em português, 278 no total.

“Tucano na Cut”, Editora L.G.E, 1998, 165 páginas de Rômulo Marinho. O livro também é dividido entre uma introdução para apresentar os conceitos e curiosidades palíndromas e segue 202 frases de autoria de Rômulo Marinho. Vale destacar que algumas frases são ilustrados pelo cartunista Kácio. Marinho, não podia deixar de lado a mania de listar as palavras palíndromas em nosso idioma, 242 no total. Merece destaque o fato de Rômulo Marinho inventar um jogo verbal chamado palindromagia. 

E por último, foi lançando um livreto da coleção “Como se escreve morfologia - Palíndromos” , Editora Abril, 46 páginas, 2002, pela revista Recreio. Basicamente é o livro do "Tucano na Cut" resumido.
E pasmem, é só isso. Há muitos outros casos de livros que citam frases e alguma outra curiosidade palíndrômica, mas geralmente é a reptição destes quatro livros citados.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Câmera Escura no Paleolítico?

Sim! É o que sugere essa página. Aparentemente os homens da cavernas já se utilizavam dessa técnica para esboçar desenhos. Não sabe o o que é câmera escura
Esses são alguns exemplos de desenhos pré históricos feitos com a câmera escura.



quarta-feira, 6 de junho de 2012

Perrito

Perrito em espanhol quer dizer cachorro.
Esta logo é simples, eficiente e engraçada.



terça-feira, 5 de junho de 2012

Droodle cinematográfico triplo

Ha! Um curioso droodle. Esses desenhos significam o nome de três filmes hollywoodianos. Via Acertijos y mas cosas.
A resposta está nos comentários.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Anamorfoses em copos e xícaras

O assunto anamorfose rende um milhão de citações e ideias. Já havia mostrado o divertido cartão com imagem e texto em anamorfose aqui no blog.
Abaixo um exemplo em que o texto impresso na bolacha é refletida no próprio liquido da cerveja Guinness.
Existem ainda as opções de xícaras em que os pires possuem reproduções de obras de artes distorcidas anamórficamente.