sexta-feira, 13 de julho de 2012

GALOPE de Ruffus Butler Seder


Publicado aqui no Brasil em 2008, pela Sextante, GALOPE repetiu seu estrondoso sucesso de vendas. Livro é voltado para o público infantil mas pode facilmente deixar muito marmanjo com a boca aberta.
Ruffus criou um processo de abertura de página de um tipo de cartão postal chamado kineticard. Nisso
"a ilusão de movimento nas páginas se dá através do deslize entre o cartão de papel no qual estão desenhados os frames da animação e a lâmina de plástico em que finas tiras pretas são impressas. Através do fino ajuste do movimento das tiras e da imagem impressa no cartão, é possível ter a impressão de que a personagem impressa está se movendo, divertindo o leitor." (fonte Animação UFS) Todo esse processo quando colocado em forma de livro resulta o Scanimation.
Esqueça todo o texto do livro, é secundário perante as imagens dos animais em movimento. Na sequência publicou É GOL  e MEXA-SE, agora parte para livros com trechos de filmes como STAR WARS  e O mágico de OZ.
A técnica de animação deste tipo de livro se chama animação em grade.
Depois do exito de GALOPE o processo foi destrinchado em diversos tutorias.
No site Eye Thuik Inc, você descobre que Ruffus é apaixonado por brinquedos que simulam animação. Cito o exemplo do Strobotop (uma espécie de  fenaquistiscópio modernoso a base de luz estroboscópica).
Voltando a técnica de scanimation é possível afirmar que é um derivado de um brinquedo ótico que remonta final do século XIX chamado Ombro Cinema.
Um vídeo para se ter ideia como é o funcionamento do Ombro Cinema.
O mais novo produto a venda no site de Ruffus  é o Scanimagic Coloring Scroler guarda muitas similaridades com o designer do Ombro Cinema (lógico, sem os giz de ceras para colorir a célula animada...)


Resumindo, usando conceitos de brinquedos óticos do século XIX e uma eficaz engenharia de abertura de página, temos o Scanimation.



quinta-feira, 12 de julho de 2012

Poesia e seu lado curioso


Aqui  há um pouquinho de tudo. A poesia é um gênero literário milenar. Suas regras e critérios são temas de debates e muita conversa.
Selecionei algumas exemplos que brincam de alguma forma com as palavras e imagens.

De autoria de Beto Furquim, um haicai palíndromo.


"A canção noturna do peixe" a mais profundo poema alemão de autoria de Christian Morgenstern. Citado em "Illusionen" de Edi Lanners. (por aqui foi publicado com o título "O livro de Ouro das Ilusões")





Cacofonia é o resultado de uma má combinação de palavras que gera um som desagradável. "Amar ela" soa "amarela", por exemplo. Dois exemplos de trovas infantis com duplo sentido que estão registrados no ótimo "Dicionário de cacófatos" de Eno Teodoro Wanke.





Atribuido falsamente a Calrice Lispector, a poesia "Poema genial" quando lida normalmente possui uma lógica mas quando é lida frase por frase de trás para frente, o texto muda de sentido totalmente.


Dois exemplos de poemas visuais de autoria de E. M. de Melo e Castro, "Espinha dorsal" e "Tontura".







quarta-feira, 11 de julho de 2012

O caso do brasão da polícia de Vermont

A noticia é de fevereiro de 2012 mas ta valendo ainda:
Os presos que trabalham no setor de impressão na unidade correcional de Vermont, EUA,  decidiram usar alguma licença artística no brasão que é colocado nos carros da polícia.
O brasão da polícia de Vermont é uma cena formada de montanhas, um rio, um pinheiro e uma vaca pastado (há três figuras que se parecem cogumelos a esquerda, mas acredito que sejam montes de feno...)  Eles inseriram a imagem de um porco nas manchas que formam a imagem da vaca!! Mais informações aqui.


Imagens de animais escondidos em logos não é novidade. Uma das mais famosas é urso no chocolate Toblerone.


Há também as logos do Zoológico de Pittsburg e do zoológio de Kölner na Alemanha.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Ilusão Indiana

Essa ilusão apareceu em Mighty Optical Illusions. É uma imagem de motivo Hindu que está no teto do templo Rameshwaram na Índia.

Perceba a fusão da cabeça do elefante e da vaca.

A imagem vaca/elefante também esta presente no templo Sri Meenakshi na cidade indiana de Madurai.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Metamorfose do número 2

No livro "Matemática Divertida e Curiosa" de Malba Tahan, tem o seguinte enigma:
"O número dois pode se converter por um processo bem simples, num número três, e, além disso na letra M também.
Para tanto, não é preciso mais do que um papel em branco e uma faca com lâmina limpa e reluzente.
Para efetuar-se esta curiosa experiência, basta colocar a faca sobre o 2, precisamente no centro. A metade superior refletida no lado da folha formara o algarismo 3, assim como a parte inferior, refletida também na parte oposta da folha da faca, formará a letra M".


Na edição há um erro na ilustração que elucida o problema. O desenho da faca inferior esta de cabeça para baixo! O erro ainda não foi corrigida nas edições recentes deste ótimo livro.