sexta-feira, 6 de julho de 2012

Assim ou assado?

A Editora Cosac Naify volta e meia brinda seus leitores com agradáveis livros com brincadeiras óticas. A publicação do desconhecido "Assim ou assado" do tcheco Dobroslav Foll é uma dessas surpresas. Utilizando a técnica conhecida como "figura em grade" ou "grade mágica"  o livro apresenta 16 lâminas com imagens misteriosas que são reveladas com o auxilio de um acetato que vem junto a obra. 





Uma das características das ilustrações que Dobroslav Foll é o eco gráfico das imagens. Uma lâmpada que tem formato semelhante a uma pera, por exemplo. Assim as imagens tornam-se mais complicadas de serem "visualizadas" sem o auxilio do acetato com grades cinzas.





A "grade mágica" é o principio de diversos brinquedos óticos. Existe um truque mágico popular chamado "O rei na grade" ou "Rei prisioneiro" que se utiliza do principio usado no livro "Assim ou assado".


Em 1992 a empresa japonesa de mágicas Tenyo desenvolveu o "Illusionarium" que também trabalha o conceito de "grade mágica".




Um exemplo de um cartão postal mecânico de 1910 que se utiliza de forma muito criativa do sistema de grade.




quinta-feira, 5 de julho de 2012

Textos em anamorfose

Uma das aplicações da anamorfose é a criação de textos enigmáticos. 
Consegue ler o que esta escrito?
Resposta: "Early to bed early to rise, makes man healthy wealthy wise".



                      Mais dois exemplos de postais com mensagens em anamorfose.





No ótimo Ilusionario de Juan Luis há mais exemplos e outas formas de aplicação da anamorfose em forma de texto.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Números compactos

Uma curiosidade com números. Assim como é possível criar alfabetos compactos é possível também criar um "número compacto" . Alguém descobriu que se desenhar os números 8 e 4, sendo que o 8 esteja em cima do 4 é possível localizar os números de zero a nove. Veja mais exemplos de alfabetos compactos aqui e aqui.


terça-feira, 3 de julho de 2012

Três Corujas/ Elefante

Encontrei essa imagem em um livro de ilusão de ótica japonesa.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Estrelas e um elástico

É preciso ter um pouco de paciência e um elástico um pouco maior que o habitual para fazer esse malabarismo entre os dedos. O resultado final será a obtenção de três estrelas em sequencia de montagem.

Outro método, mas o resultado é somente uma estrela.

Um terceiro método muito mais simples mas incrivelmente visual.