sexta-feira, 20 de julho de 2012

Miscellanea Recreativa de Erasmo Jr

Das catacumbas de minha biblioteca retirei uma preociosidade. Adquirido na extinta Feira dos Livros Usados, a data dessa 2° edição da Miscellanea Recreativa é de 1912. O livro tem 290 páginas.

O autor Erasmo Junior é o pseidônimo do Dr F. Mendes de Moraes (informação obtida aqui.)

A primeira parte do livro é dedicada ao ensino das técnicas elementares do xadrez. A parte de recreação do livro constitui de diversos experimentos cientificos recreativos (boa parte deles tomados dos livros "La Science Amusante" de Tom Tit (pseudônimo de Arthur Good). Um bom exemplo é a experiência chamada "O enforcado sem corda". Compare as páginas dos dois livros:



Há também diversas sortes com cartas, alguns truques antigos de mágicas, problemas com xadrez e alguns exemplos de ilusões de ótica.
Dentre as preciosidades lúdicas no livro de Erasmo Jr.Entre destaco 12 exemplos do chamado "Enigmas Rápidos", que são enigmas com letras. Veja esses três exemplos:

Os três enigmas acima tem as seguintes soluções:
1°) PARENTE  (o número 2 é um número PAR e esta em cima da letra T, então quer dizer "PAR EM TE"

2°) DECIFRAÇÃO (engenho enigma com números, 500 é D em numeral romano (será que ensinam isso hoje em dia na escola?); E é a letra "e" mesmo; 101 em algarismos romanos é CI e 3/4 é uma FRAÇÃO.

3°) SOBREMESA (A esta sobre a palavra maio;  maio é um MÊS, então SOBRE+MÊS+A).



quinta-feira, 19 de julho de 2012

Mais um alfabeto compacto

Mais um exemplo de alfabeto compacto. É possível encontrar todas as letras do alfabeto no desenho abaixo.


quarta-feira, 18 de julho de 2012

Igor Lysenko

O artista russo Igor Lysenko é responsável por essas artes.



terça-feira, 17 de julho de 2012

A Gangue do Lixo

Publicado em 1985 nos EUA o álbum de figurinhas "Garbage Pail Kids" fez sucesso imediato sendo republicado em outros paises. Esse álbum foi polêmico por mostra crianças em diversas situações bizarras.
No Brasil saiu com o título “A Gangue do Lixo” pela editora Multi em 1990.



Uma das ilustrações que compõem o álbum chama a atenção por fazer referência a clássica pintura/ ilusão de crânio de Charles Allan Gibert (1892).


segunda-feira, 16 de julho de 2012

The Santos Dumont Puzzle

No clássico Cyclopedia of 5000 Puzzles de Sam Loyd (disponível aqui) publicado em 1914, tem um puzzle que cita a façanha de Santos Dumont de ter contornado a torre Eiffel com um dirigível. O fato histórico era prêmio Deutsch. Em 24 de março de 1900 o milionário francês Henri Deutsch de la Meurthe estabeleceu premio de 100.000 francos (20.000 dólares) para o primeiro que criasse uma aeronave que fosse dirigível e prático.
Em outubro de 1901 Santos Dumont ganhou a aposta contornando a torre Eiffel a bordo do dirigível N°5.
O puzzle de Loyd pode ser resumido assim:
"Um balão movido por algum dispositivo mecânico viaja cinco quilômetros em dez minutos com o vento a seu favor, mas requer uma hora para voltar novamente ao ponto de partida contra o vento, quanto tempo teria que ter tomado a percorrer o conjunto de dez quilômetros em um ambiente calmo, sem qualquer vento?"


Eis a resposta, extraído da própria Cyclopedia: