sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Pato! Coelho!

Novamente a editora Cosac Naif brinda seus leitores com a publicação em português de uma dos mais felizes exemplos de livros infantis que se utilizam de alguma brincadeira ótica.

O livro Pato! Coelho! escrito por Amy Krouse e ilustrado por Tom Lichenheld tem 40 páginas é um deleite gráfico. Suas ilustrações são explicitamente simples mas dotados de uma riqueza figurativa e verbal instigante. É muito tentador ser envolvido com o debate, será um pato que esta desenhado? Não!!! Esta na cara que é um coelho!!! Mas que besteira! Só um cego não vê um pato!

O psicologo americano Joseph Jastrow foi o primeiro a usar essa imagem do pato/coelho em testes para provar que a percepção não é apenas um produto do estímulo mas uma atividade mental.
Uma fato relatado é que as crianças que foram testadas em um domingo de páscoa viram o coelho e aquelas que foram testadas em um domingo de outubro viram um pato!
A figura do pato/coelho é tão envolvente que volta e meia é explorado em algum produto, por exemplo num truque de mágica com lenços:


Em cartuns de diferente épocas:

Em representações tridimensionais:
Ainda sobre o livro Pato! Coelho! os autores apresentam uma nova figura ambígua o tamanduá/ brontossauro! Para saber come ela é você terá que comprar o livro.


quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Moi de repôi nu ái iói

Um ótimo texto de humor usando o jeitão do mineiro de falar.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Quadrado mágico com números


Um curioso exemplo de quadrado mágico com números. Cada fileira quando somadas dão o resultados de 2.765, cada uma das colunas quando somadas também resultam em 2.765 e as duas diagonais do meio quando somadas também se obtém 2.765!
E ao virar esse conjunto todo de cabeça para baixo (os números mudam o que era 601 se transforma em 109) as somas das fileiras, das colunas e das diagonais também resultam em 2.765! Fonte: Revista El Acertijo #5.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

O letrado, o negociante e o músico

Três caricaturas no melhor estilo Arcimboldo de cerca de 1850, Zurique.
Fonte: Illusionen de Edi Lanners.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Cabeças reversíveis da Stanyon's Magic


Uma série de ilustrações com cabeças upside down apareceu em diversos números da revista inglesa de mágica Stanyon's Magic que foi editado por Ellis Stanyon de 1900 até 1920.
O turco e o príncipe indiano:
O marinheiro e o garoto:
Antes do casamento e depois do casamento:

Uma mascara reversível: