sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Pato! Coelho!

Novamente a editora Cosac Naif brinda seus leitores com a publicação em português de uma dos mais felizes exemplos de livros infantis que se utilizam de alguma brincadeira ótica.

O livro Pato! Coelho! escrito por Amy Krouse e ilustrado por Tom Lichenheld tem 40 páginas é um deleite gráfico. Suas ilustrações são explicitamente simples mas dotados de uma riqueza figurativa e verbal instigante. É muito tentador ser envolvido com o debate, será um pato que esta desenhado? Não!!! Esta na cara que é um coelho!!! Mas que besteira! Só um cego não vê um pato!

O psicologo americano Joseph Jastrow foi o primeiro a usar essa imagem do pato/coelho em testes para provar que a percepção não é apenas um produto do estímulo mas uma atividade mental.
Uma fato relatado é que as crianças que foram testadas em um domingo de páscoa viram o coelho e aquelas que foram testadas em um domingo de outubro viram um pato!
A figura do pato/coelho é tão envolvente que volta e meia é explorado em algum produto, por exemplo num truque de mágica com lenços:


Em cartuns de diferente épocas:

Em representações tridimensionais:
Ainda sobre o livro Pato! Coelho! os autores apresentam uma nova figura ambígua o tamanduá/ brontossauro! Para saber come ela é você terá que comprar o livro.


Nenhum comentário: