sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Rhum Creosotado


Publicidade publicada na revista O Malho # 1 de setembro de 1901. do Rhum Crosotado (uma espécie de xarope). O curioso é o texto da ilusão de ótica a esquerda: "VISTO DE PERTO: Belo casal joga os dados a beira de um buraco de um velho muro.
VISTO DE LONGE: Olhando para o alto do buraco, a horrenda caveira de quem morreu por não usar o Rhum creosotado". Isso sim é uma publicidade de impacto!
A ilustração do anuncio é uma reprodução da ilusão com cranio conhecida como "Blossom and Decay" e data do final do século XIX.


quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Richard Wagner metamórfico

Três retratos metamórficos do compositor alemão Richard Wagner. Data final do século XIX.

.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

A família na praia

Curioso e engraçado cartão postal mecânico (com uma dobra). Perceba a sutileza do artista em transformar os cotovelos do pai e da mãe em joelhos!



terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Architectonisches Alphabet

Publicado em 1773, a obra Architectonisches Alphabet de Johann David Steingruber trazia plantas arquitetônicas de edifícios de arquitetura clássica em forma de letra quando vistos de cima. Via spamula.net

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

O sacerdote e a dancarina

Um estranho e provocativo cartão postal com upside down que encontramos no site etsy.com
É a imagem de um sacerdote da igreja russa ortodoxa de um lado e de outro uma dançarina. Data de 1880/1890. Imagens assim, associando a religião com a sexualidade (e muitas vezes "escondidads em upside downs, ilusões óticas...) por incrível que pareça são comuns em todas as épocas.