sexta-feira, 12 de outubro de 2012

O homem no pinico

Já conheço essa brincadeira há muito tempo.
Imprima o desenho abaixo, recorte na linha tracejada e descubra uma maneira de fazer o homem sentar no pinico sem dobrar o papel.
A primeira vez que recebi uma cópia desta brincadeira foi em 1980.
Basicamente é um cartão com o desenho de um homem de cócoras (que curiosamente ostenta um sombreiro mexicano) e uma pergunta "Faça o homem sentar no penico sem dobrar o papel." O cartão apresenta um corte quadrado na região glútea da figura (sic). Como vocês podem perceber o desenho é de uma simplicidade terrível.
Muito tempo depois encontrei uma citação na curiosa publicação independente "A Magia do Sexo vol I- Brincadeiras e mágicas marotas" de 2003.  Com o nome "O Mexicano" lançavam o desafio e explicavam como resolver o problema. Reparem que a versão é muito semelhante a dos anos 80.
No sistema busca por imagem do Google encontrei esse aqui. Via Castanheira Pera. Pela primeira vez há menção de sapatos e o chapéu não lembra um sombreiro.
É curioso observar a mudança gráficas das cópias ao longo do tempo.
Nisto, resolvi fazer uma releitura mais atualizada com um desenho mais claro e colorido, que é a primeira ilustração deste post. Abaixo a solução para o angustiante enigma. Com o dedo indicador da mão direita dobrado, coloque atras da imagem do mexicano.


quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Texto enigmático.

Esta frase enigmática é de autoria do Barão de Itararé. Ela revela uma particularidade das palavras que mudam de significado caso sejam separadas, permitindo assim, criar uma nova frase. Em inglês há este exemplo:
Na primeira frase a solução é "Em boca fechada não entra mosca" e na segunda é "To open door push".


quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Pinturas de sombras projetadas

Imagens de um livro do período Edo no Japão (1603/1868). Via Pink Tentacle.




terça-feira, 9 de outubro de 2012

Camelo Arcimboldo

Curiosa pintura feita na Índia por volta de 1725. Mais informações aqui.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012