sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Geheimnisse auf Schloss Augenspuk

Geheimnisse auf Schloss Augenspuk de autoria de Anna Bähler e ilustrado por Chrstoph Derron (Ed. Carles, 2005, 124 páginas) é um livro infanto juvenil publicado na Alemanha que narra as aventuras do jovem Tim em uma castelo repleto de ilusões óticas.


Tudo começa com uma carta misteriosa de seu tio-avô. A mensagem direciona Tim a descobrir o castelo de Augenspuk. Ali uma série de acontecimentos curiosos acontecem (todos eles relacionados com ilusões de óticas). Dentre as passagens destaco o curioso cachorro de cinco patas (referência a ilusão do elefante de 5 patas de Roger N. Shepard).




No livro estão ilustrados também a escada que sobe e desce elaborada por M.C. Escher, figuras impossíveis e alfabetos escritos de tal forma que dificultam a leitura. Ao final do exemplar existem explicações sobres as ilusões. O livro em si segue a mesma fórmula de outros (que já citei aqui e aqui) que usam de ilusões para contar uma história.






quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Saci lúdico

Não sabia, mas segundo o folclorista Alceu Maynard Araújo, no primeiro volume de "Folclore Nacional" existem três tipos de sacis:

"Conhecemos três espécies de Saci: trique, saçurá e pererê. O Saci mais encontrado por aqui é o Saci-pererê. É um negrinho de uma perna só, capuz vermelho na cabeça e que, segundo alguns, usa cachimbo, mas eu nunca vi. É comum ouvir-se no mato um “trique”isso é sinal que por ali deve estar um Saci-trique. Ele não é maldoso; gosta só de fazer certas brincadeiras como, por exemplo, amarrar o rabo de animais.
O saçurá é um negrinho de olhos vermelhos; o trique é moreninho e com uma perna só; o pererê é um pretinho que, quando quer se esconder, vira um corrupio de vento e desaparece no espaço. Para se apanhar o pererê, atira-se um rosário sobre o corrupio de vento.
Quando se perde qualquer objeto, pega-se uma palha e dá-se três nós, pois se está amarrando o “pinto” do Saci. Enquanto ele não achar o objeto, não desatar os nós. Ele logo faz a gente encontrar o que se perdeu porque fica com vontade de mijar. Quando se vê um rabo de cavalo amarrado, foi o Saci quem deu o nó. Tirando-se o gorrinho do Saci-pererê, ele trará para quem o devolva tudo o que quiser.
Quando passar o redemoinho de vento, jogando-se nele um garfo sai o sangue do Saci. Há outras versões: dizem que jogando-se um rosário, o Saci fica laçado; e que jogando-se uma peneira, fica nela."



Aqui coloco um apanhado de exemplos nos campos dos jogos verbais, puzzles e ilusões de ótica em que o saci esta presente :
Anagramas com a palavra "saci":
Isca, cais, caís, iças, sica. sicá

Alguns palíndromos:
O SACI FODIDO FICA SÓ!!!   (Autoria de Osiris Duarte de Curityba - da série de Palíndromos malucos)
SACI TÁ NU, LUNÁTICAS? (Autoria de Eno Teodoro Wanke)
SACI DA DICAS?(Autoria de Eno Teodoro Wanke)
SACI? TITICAS!   (Autoria de Eno Teodoro Wanke) 
SACI, GOL? MÊS SEM LÓGICAS! (Autoria de Eno Teodoro Wanke)*

*No "Livro dos palíndromos" de Wenke há 30 frases com a palavra "saci".

Emoticon de um saci fumando um caximbo:






Advinha popular:
Por que o saci foi à festa e não voltou mais?
RESPOSTA: Porque sua mãe disse a ele; "Vai num pé e volta no outro".


Mapa antropomórfico do Brasil com a imagem do saci.


Ambigrama com a palavra "saci" (pode ser lido quando girado 180°)




Caligrama com a palavra "saci":





quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Objeto tridimensional impossível

Um video que explica com é o passo-a-passo para criar esse tipo de objeto impossível.





terça-feira, 31 de julho de 2012

Descobertas sem sair de casa


No jornal Gazeta do Povo de hoje, foi publicado uma matéria com algumas experiências de física que pode servir para aumentar o interesse dos alunos. O destaque fica para o vídeo com a experiencia sobre eletrostática usando uma régua, um papel toalhe e água de torneira. Clique aqui para ler a meteria e o vídeo.

Mais ilusões com crânios




Gostou destes exemplos? Um ótima dica é o livro Skull Optical Illusion de Juan Luis Roldan.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

WORDTOONS

Técnica para auxiliar a alfabetização e deixa-la mais divertida desenvolvida pelo ilustrador e animador Wayne Longue.
A ideia consiste em escrever uma palavra e usar essa mesma para compor um desenho.
Vejam o resultado com as palavras DOG, UFO, CAR e GIRAFFE (fiquei impressionado com o resultado gráfico da GIRAFFE).