sexta-feira, 13 de julho de 2012

GALOPE de Ruffus Butler Seder


Publicado aqui no Brasil em 2008, pela Sextante, GALOPE repetiu seu estrondoso sucesso de vendas. Livro é voltado para o público infantil mas pode facilmente deixar muito marmanjo com a boca aberta.
Ruffus criou um processo de abertura de página de um tipo de cartão postal chamado kineticard. Nisso
"a ilusão de movimento nas páginas se dá através do deslize entre o cartão de papel no qual estão desenhados os frames da animação e a lâmina de plástico em que finas tiras pretas são impressas. Através do fino ajuste do movimento das tiras e da imagem impressa no cartão, é possível ter a impressão de que a personagem impressa está se movendo, divertindo o leitor." (fonte Animação UFS) Todo esse processo quando colocado em forma de livro resulta o Scanimation.
Esqueça todo o texto do livro, é secundário perante as imagens dos animais em movimento. Na sequência publicou É GOL  e MEXA-SE, agora parte para livros com trechos de filmes como STAR WARS  e O mágico de OZ.
A técnica de animação deste tipo de livro se chama animação em grade.
Depois do exito de GALOPE o processo foi destrinchado em diversos tutorias.
No site Eye Thuik Inc, você descobre que Ruffus é apaixonado por brinquedos que simulam animação. Cito o exemplo do Strobotop (uma espécie de  fenaquistiscópio modernoso a base de luz estroboscópica).
Voltando a técnica de scanimation é possível afirmar que é um derivado de um brinquedo ótico que remonta final do século XIX chamado Ombro Cinema.
Um vídeo para se ter ideia como é o funcionamento do Ombro Cinema.
O mais novo produto a venda no site de Ruffus  é o Scanimagic Coloring Scroler guarda muitas similaridades com o designer do Ombro Cinema (lógico, sem os giz de ceras para colorir a célula animada...)


Resumindo, usando conceitos de brinquedos óticos do século XIX e uma eficaz engenharia de abertura de página, temos o Scanimation.



Nenhum comentário: