quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Droodle


Quer ver. Você já deve ter visto um droodle. Este desenho (1) do mexicano andando de bicicleta é o mais conhecido. Ficou popular nos anos 50 graças ao americano Roger Price. Em seu livro Classic Droodle
popularizou uma mania nos anos 50 e 60. Hoje em dia percebo que meia dúzia de droodles são conhecidos por aqui. Duas tentativas foram feitas (até aonde sei) de renomear essa brincadeira. Na série de livros "O que é o que é?" da Ediouro (anos 80) formam batizados de "quadridoidão". E na coleção de fascículos que resultou um dos mais belos livros sobre puzzles “Os melhores jogos do mundo” pela editora Abril em 1978, os leitores forma convidados a escolher o nome, e dentre as sugestões apresentadas foram selecionadas duas: “Riscoquê” e “Omatô” :P
Riscoque seria uma simplificação de “o que é o risco”. Omatô seria a simplificação de “olhou, matou”. Eu ainda fico com “droodle”. As respostas estão nos “comentários”.

2 comentários:

Antonio Eder disse...

(1)mexicano andando de bicicleta; (2) mexicano fritando um ovo; (3) mexicano sentando na grama; (4) dois mexicanos carregando uma escada.

O Pássaro Refletido Pelo Olho Vítreo disse...

Olá. Fui eu que inventei e sugeri pra Abril os nomes Riscoquê e Omatô. Naquela edição do fascículo sairam 4 droodles meus.
Dimitrius Nicolas Mimicos