sexta-feira, 27 de julho de 2012

Publicações de puzzles, jogos verbais e ilusões de ótica online

Esta é uma lista de algumas publicações online que podem ser lidas gratuitamente que de alguma forma ou outra falam de puzzles, jogos verbais e ilusões de ótica.

1°) Cyclopedia of 5000 Puzzles de Sam Loyd. Publicado em 1912, depois da morte de Loyd, o Cyclopedia é a maior obra de puzzles, jogos verbais e enigmas visuais que existe. Embora seja datado, muitos de seus puzzles são de uma genialidade estonteante e são conhecidos até hoje. Recentemente (2007) a editora Ishi Press reeditou a obra (alguns deslizes ocorreram nesta reedição, a capa é medonha e a foto de Loyd nas primeira páginas de apresentação esta pixelada, um trabalho péssimo de editoração... mas o conteúdo esta OK).

2°) SEMAGAMES é a revista sobre o mundo dos palíndromos editado em castelhano pela CPI ou Clube Palindromista Internacional. Há um pouco de tudo nesses exemplares disponíveis online, relação de livros de diversos idiomas sobre palíndromos, jogos verbais com estrutura palíndromas, curiosidades e peculiaridades palíndromas, milhares de frases de diversos escritores sobre o tema.

3°) CACUMEN é uma revista espanhola da década de 80, uma preciosidade total. São 47 números deste título especializada em centenas de assuntos que vão de caligramas, puzzles de todos os tipos, ilusões de ótica, etc, etc, etc...

4°) EL ACERTIJO editado entre 1992 e 1997 essa publicação bimestral argentina se destaca por seus númerosos enigmas e textos excelentes sobre puzzles e jogos verbais.

5°) SNARK publicação editada na Argentina entre maio de 1976 até julho de 1978 as edições contém centenas de enigmas, puzzles de alta qualidade.

6°) ME LA JUEGO A LETRAS uma recopilação de muitos assuntos de lúdica verbal que foram seliconados por Juan Luiz Roldán Calzado responsável pelo blog Espejo Ludico.

7°) AGUDEZAS mais uma publicação de Juan Luiz. A publicação procura resgatar curiosidades pouco conhecidas que envolvem ilusões de óticas vintage e jogos verbais. Essa edição pode também ser adquirida no portal Lulu.com.

8°) LA SCIENCE AMUSANTE 100 EXPÉRIENCES PREMIERE SERIES. Publicado em francês no final do século XIX por Tom Tit (pseudônimo de Arthur Good) são três edições que tratam de diversos assuntos. São recreações envolvendo aspectos da física com a mecânica, hidrostática, sons, termodinâmica... enfim uma variedade enorme de curiosidades científicas. Aqui você encontra o volume 2 e o volume 3.



Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.