sexta-feira, 12 de outubro de 2012

O homem no pinico

Já conheço essa brincadeira há muito tempo.
Imprima o desenho abaixo, recorte na linha tracejada e descubra uma maneira de fazer o homem sentar no pinico sem dobrar o papel.
A primeira vez que recebi uma cópia desta brincadeira foi em 1980.
Basicamente é um cartão com o desenho de um homem de cócoras (que curiosamente ostenta um sombreiro mexicano) e uma pergunta "Faça o homem sentar no penico sem dobrar o papel." O cartão apresenta um corte quadrado na região glútea da figura (sic). Como vocês podem perceber o desenho é de uma simplicidade terrível.
Muito tempo depois encontrei uma citação na curiosa publicação independente "A Magia do Sexo vol I- Brincadeiras e mágicas marotas" de 2003.  Com o nome "O Mexicano" lançavam o desafio e explicavam como resolver o problema. Reparem que a versão é muito semelhante a dos anos 80.
No sistema busca por imagem do Google encontrei esse aqui. Via Castanheira Pera. Pela primeira vez há menção de sapatos e o chapéu não lembra um sombreiro.
É curioso observar a mudança gráficas das cópias ao longo do tempo.
Nisto, resolvi fazer uma releitura mais atualizada com um desenho mais claro e colorido, que é a primeira ilustração deste post. Abaixo a solução para o angustiante enigma. Com o dedo indicador da mão direita dobrado, coloque atras da imagem do mexicano.


Um comentário:

Paulo Santoro disse...

Puxa, há poucos dias eu me lembrei que meu pai me mostrou esse negócio quando eu era pequeno... uns 30 anos atrás! Na verdade, eu lembrava do efeito, mas não do contexto. Uma coincidência bacana, porque eu realmente queria me lembrar de como era. Obrigado!