quarta-feira, 13 de março de 2013

As imagens escondidas nas obras de Leonardo da Vinci

De tempos em tempo, pesquisadores, artistas e outras pessoas aparecem com descobertas de imagens escondidas na obra de da Vinci. Leonardo foi um grande artista, inventou centenas de coisas, se não bastasse os primeiros desenhos anamórficos são dele e também criou alguns rebus.
As imagens escondidas em suas obras podem ser um simples caso de pareidolia.
Uma das últimas descobertas foram três animais escondidos na Mona Lisa. O pesquisador Ron Piccirillo relata a existência de uma cabeça de leão, de um macaco e de um búfalo em Mona Lisa! O leão estaria em cima a direita (sim, até lembra o perfil de um leão) na esquerda está um macaco ( hum, só forçando mesmo mas lembra um cachorro também :P), abaixo a direita seria o búfalo, que sinceramente não consegui ver...


Outra "imagem escondida" curiosa se encontra na "Virgem dos rochedos". Do lado esquerdo em cima, na rochas, se percebe uma silhueta com olho, nariz e boca aberta e uma formação rochosa que lembra uma mão com 5 dedos.



Claro que tudo isso deve ser pareidolia simples. Ver formas em manchas é muito comum. Adoro olhar e achar figuras em nuvens. Acho que o prolema é quando isso vira uma obsessão  igual ao site N2 da Vinci and Bayond. 

Um comentário:

Anônimo disse...

obras magnificas simplesmente maravlhosas e um simples detalhe.........