segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Semana da CACOFONIA I

Cacofonia é definido como uma combinação de sons desagradáveis que ocorre ao pronunciar determinadas palavras na qual o final de uma e o inicio de outra possam gerar uma terceira palavra totalmente fora do contexto. A frase "A BOCA DELA" gerou o cacofáto "cadela". Considerado um vício de linguagem a recomendação é sempre evita-la. Em todo caso o humor, os trocadilhas usam e abusam da cacofonia.
Eis alguns textos que empregam essa técnica:

OS NÚMEROS
A professora explicava matemática e deixara um exercício no quadro-negro. Após alguns minutos, chama os alunos:
- Um, dois e três venham ao quatro-negro resolver as questões.
Os dois resolvem, mas o terceiro desculpou-se:
- Cinco muito, professora, mas não seis.
- Então, sete-se. Diz a professora e chama outro.
-Oito, venha você.
-Novemente! - reclamou o aluno.
- Ah ! Eu dezisto. Finalizou a professora..


NOME É NOME (de autoria de João Paulo Paes)
Você por acaso conheceu
Um contador chamado Romeu ?
Toda vez que errava
A conta, gritava:
“Erro meu! Erro meu! Erro meu!”
Inesperadamente, a minha tia Inês
Soltou na rua o meu cãozinho pequinês
Mas foi-lhe perdoado
Esse grave pecado
O padre só disse: “Nunca mais peque, Inês!”
Em que estação do ano
Nasceu Vera, a minha prima?
Essa até rima
Não tem engano
Nasceu na primavera
A minha prima Vera.

Nenhum comentário: